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quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Projetando uma campanha de email marketing de sucesso

Tenho visto diversos erros em campanhas de e-mail marketing e então resolvi escrever sobre o assunto para melhor direcionar pessoas que querem fazer campanhas de e-mail marketing.  Essa será uma seqüência de três postagens, onde abordarei:
1 Definindo tema e publico alvo (essa postagem aqui)
2 Criação e desenvolvimento
3 Envio e mensuração
O ponto de partida é um alerta as pessoas que fazem a tradicional conta do um milhão: “compro um milhão de emails, se 1% retornar, estou rico”, entretanto se formos analisar a fundo é possível que não retorne nem mesmo 1%, pois desse um milhão, quantos são válidos? Quantos efetivamente irão receber, já que muitos provedores de email tem se atualizado e melhorado seus sistemas de filtragens de spam, além disso, você tem a sua campanha vista por várias pessoas dessa lista como um ato desesperado e totalmente errado de divulgação, sem mencionar que sua campanha poderá ser denunciada por práticas de spam. E então, será que compensou?


Então como planejar melhor a campanha?
O primeiro passo é entender melhor seu produto e seu publico, e se nesse ponto existir dificuldades, nada melhor do que procurar um especialista (um profissional na área), pois outro erro que enxergo é: “consigo fazer tudo sozinho ou quero fazer tudo sozinho para reduzir o custo”, porém qual o problema em procurar um profissional? O custo gasto com uma consultoria bem realizada é o menor dos problemas e esse custo retornará com um melhor direcionamento da campanha e com certeza a campanha terá maior sucesso.
O que deve ter um bom planejamento?
Um bom planejamento antes de tudo deve ter um objetivo. Qual é o objetivo da campanha? É divulgar? Atrair novos clientes? Cuidar dos clientes que já tem? Informar? Bom, seja qual for o objetivo, ele deverá estar muito bem especificado e toda a campanha deverá se voltar a ele.
Envolvimento dos elementos da campanha, se a campanha tem um objetivo que também pode ser explorados através do site ou através das redes sociais, então nada melhor do que explorar esses elementos em conjunto, por exemplo: Se o objetivo é realizar uma promoção relâmpago em algum produto no site, então deve-se preparar o site voltado a esse produto, onde ao disparar o email marketing e as pessoas comecem a receber e acessar o site, poderá conferir que é uma promoção que está acontecendo naquele momento dessa forma a pessoa se sentirá beneficiada por receber esse aviso, dando a entender uma certa vantagem ao ter assinado esse canal de comunicação.
Encerro a primeira das três postagens que farei em relação a uma boa campanha de email marketing. Comentários sempre são bem vindos, mesmo com críticas.
Até a próxima postagem.




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